Home l Entrevistas l Tattoo Artists l HQ's l Artigos l Convenções l Loja l Contate nos
 
 

 

HQ's

 

Antologia Chiclete com Banana

Humor Também é História

Esta coleção de 16 fascículos da revista Chiclete com Banana reúne o melhor das 24 edições normais, dos 10 Chicletes especiais e dos 10 títulos da série Tipinhos Inúteis publicados entre 1985 e 1995. Foram mais de 3 milhões de exemplares vendidos. Hoje esgotados, tornaram-se raridades.

Das mais de 2.300 páginas produzidas, escolhemos 800 que sintetizam o espírito da revista. São cartuns, quadrinhos, textos e desenhos que têm como marca registrada um humor corrosivo, cínico, anarquista e transgressor sobre as décadas de 1980 e 1990.Doze anos depois, eles transcendem sua época e são uma referência histórica de um mundo que se torna cada vez mais careta.

O número 1 de Chiclete com Banana foi às bancas em outubro de 1985, quando entrou em cena a chamada Nova República. Depois de 21 anos de ditadura, os generais trocavam a farda pelo pijama. Cambaleante, o país tentava respirar. Em suas 24 edições, a revista presenciou a volta das eleições diretas, o recuo da sacanagem por causa da aids, a inflação delirante, o movimento punk, o congelamento de preços, o modismo new wave e, por incrível que pareça, cinco moedas circulantes: o Cruzado, o Cruzado Novo, o Cruzeiro, O Cruzeiro Real e o Real. Num momento em que esses anos voltam numa onda nostálgica que cultua cigarrinhos de chocolate, bonecos Falcon e bandas de rock pífias, esta antologia serve como um contraponto.

O AUTOR
Angeli - Colaborador da Folha de S. Paulo há quase três décadas, faz charge política na página 2 e a série de tiras Chiclete com Banana, onde desfilam dezenas de personagens que hoje fazem parte do imaginário popular brasileiro, como Rê Bordosa, Os Skrotinhos e Wood & Stock, entre outros. É um dos mais importantes e conhecidos cartunistas do País. Seu trabalho influenciou uma geração de artistas nas mais diferentes áreas - TV, teatro, histórias em quadrinhos, cinema, música etc.

O EDITOR
Toninho Mendes - É jornalista e artista gráfico desde os 15 anos, trabalhou nos jornais independentes Versus, Movimento, na revista IstoÉ e na editora Ática. Em 1984 criou e dirigiu a Circo Editorial que, em seus onze anos de existência, além da Chiclete com Banana de Angeli, publicou também as revistas, Circo de quadrinhos; Geraldão de Glauco; Piratas do Tietê de Laerte e mais de 40 livros de humor. Desde 2000 edita uma série de álbuns de Angeli, Laerte, Alcy, Chico Caruso, Glauco e Paulo Caruso para a Devir Livraria.

http://www.devir.com.br/hqs/chiclete_004.php

Clique nas imagens para baixar a revista em pdf.

 
 


Tattoo Magazine
A cultura da tatuagem

 

                    

 
  Termos de uso
©Todos Direitos Reservados