Home l Entrevistas l Tattoo Artists l HQ's l Artigos l Convenções l Loja l Contate nos
 
 

 

ARTIGOS

 

Dicas para cuidar da sua tatuagem

Você tem tatuagem? Pensa em fazer?
A gente foi atrás de dicas importantes para cuidar desse desenho que vai acompanhá-la pela vida toda.

Por: Gabriella Araújo
Foto: Louise Chin e André Porto


Aos 29 anos, Camila Pavanelli exibe cerca de 25 tatuagens – ela mesma já perdeu a conta. A primeira, que cobre as costelas, na lateral do tronco, ela fez aos 15. No início, não estava nem aí para os cuidados recomendados pelos tatuadores. Resultado: os traços perderam a definição. Agora, é supercuidadosa. “Fujo do sol e, nas raras vezes em que vou à praia, cubro todas as tatuagens com bloqueador solar”, conta.

Escolher e desenhar no corpo uma tatuagem é coisa séria, do tipo que não vale fazer na curtição do momento: tem de pensar muito bem para que ela combine com você e com seu estilo durante toda a vida. E ainda precisa ter disposição para cuidar dela e mantê-la sempre linda.

Para ter uma idéia, até a decisão sobre o tamanho da tatuagem determina por quanto tempo ela vai ficar perfeitinha: “Para as pequenas, utiliza-se uma agulha mais fina, que libera menos tinta, com um traço superficial. Então, o contorno preto dura menos”, explica Akemi Higashi, tatuadora do Led’s Tattoo, em São Paulo.

A atenção deve ser redobrada ao deixar o estúdio do tatuador. O risco de infecções é alto, porque, afinal, a agulha faz milhares de microfuros para depositar a tinta na derme, camada profunda da pele. E, se o local infeccionar, o desenho pode ficar com imperfeições.

Ao longo do tempo, é comum a tatuagem perder, digamos, o viço. “Os traços ficam esverdeados ou levemente borrados e as cores desbotam”, avisa Akemi. Por isso, vale considerar que, após alguns anos, pode ser necessário retocar. Para aumentar esse intervalo ou eliminar a necessidade de refazê-la, é superimportante proteger a tatuagem do sol, um dos principais vilões dessa história. “A radiação ultravioleta atinge a derme e provoca um processo inflamatório que resulta na reabsorção dos pigmentos”, diz Luciana Conrado, dermatologista de São Paulo. Resultado: aos poucos o desenho vai esmaecendo.

A radialista Vanessa Mesquita (foto de abertura), 21 anos, é novata no mundo das tattoos. Fez a primeira há cerca de um ano e, alguns meses depois, emendou a segunda. As duas permanecem intactas, porque ela faz o tipo CDF. “Segui todas as recomendações do tatuador e aplico filtro solar todo dia, já que elas estão em regiões muito expostas.” Empolgou-se? Então siga este traço.

Dicas para cuidar da sua tatuagem:

O que fazer

- Verifique se o material do tatuador foi esterilizado e se as agulhas são descartáveis.
- Procure um estúdio de qualidade, seguindo as indicações de amigos e folheando com cuidado o portfolio do tatuador. Se possível, visite mais de um estúdio.
- Faça um curativo com pomada e filme plástico (tipo Magipack) de duas a três vezes por dia durante os três primeiros dias. Troque-o duas ou três vezes ao dia.
- Aplique pomada cicatrizante duas vezes ao dia, por pelo menos vinte dias.
- Evite exposição direta ao sol, areia, praia e piscina nos primeiros vinte dias, para reduzir o risco de infecções.
- Use bloqueador solar FPS 60 sobre a tatuagem para sempre, todo santo dia.

O que não fazer

- Tomar sol logo antes de fazer a tatuagem ou ingerir bebidas alcoólicas no mesmo dia ou no dia anterior. O álcool prejudica a coagulação, o que pode aumentar o sangramento; e o sol interfere na cicatrização e fixação da tatuagem.
- Não é recomendável usar anestésico antes da tatuagem, porque ele pode alterar a textura da pele. O ideal é não usar nada.
- Evite tatuar próximo à sola do pé, dos dedos das mãos e à dobra do pulso. Nessas regiões a tinta não pega direito.
- Fazer tatuagem logo antes das férias e ir viajar para a praia não é uma boa. Escolha uma época em que a pele ficará mais preservada, sem exposição ao sol.


GLOSS
http://gloss.abril.com.br


 

 


Tattoo Magazine
A cultura da tatuagem

 

                    

 
  Termos de uso
©Todos Direitos Reservados