Home l Entrevistas l Tattoo Artists l HQ's l Artigos l Convenções l Loja l Contate nos
 
 

 

ARTIGOS

 

AC/DC a maior banda de rock de todos os tempos.
Você ainda duvida?

por Carlos Costa
 

Eles dividiram a história do rock n’ roll dando início a uma nova sucessão de músicos. Para nós isso se deu entre novembro de 1973 d.c. até a era atual. Este não é um artigo versado em assuntos musicais, é mais uma percepção musical pessoal.

A banda foi formada na Austrália em novembro de 1973 pelos irmãos Malcolm e Angus Young. Sua estréia se deu em 31 de dezembro, na festa de ano novo na boate Sydney's Chequers; tocaram alto demais que a gerência reclamou. Pelo contrário do que muitos pensam as siglas AC/DC significam "alternating current/direct current". A banda não se estabelece como nenhum gênero musical, consideram-se apenas uma banda de rock n’ roll.

A fama internacional veio somente em 1976 em uma turnê pela Europa abrindo shows de bandas consagradas como Black Sabbath, Kiss e Aerosmith. Seu primeiro álbum internacional, “High Voltage”, vendeu 3 milhões de cópias e fez com que a banda conseguisse atenção mundial.

AC/DC passou por momentos complicados como na morte do vocalista Bon Scott em 1980 onde pensaram em desistir. Para o bem do rock, isso não aconteceu. Entra em cena então o vocalista Brian Johnson substituindo Scott e foi bem aceito pelos fãs.

A banda já recebeu várias indicações para o Grammy Awards, "Melhor Performance de Hard Rock" quatro vezes: "Blow Up Your Video" em 1989, "The Razors Edge" em 1991, "Moneytalks" em 1992 e "Highway to Hell" em 1994, e "Melhor Performance de Rock por um Dueto ou Grupo" em 2009 com "Rock N Roll Train".

Em 1980, o lançamento do álbum "Back in Black", que também é uma homenagem a Bon Scott, vendeu mais de 20 milhões de cópias só nos EUA e 43 milhões em todo mundo. É o segundo álbum mais vendido no mundo até os dias atuais.

Em 1982 recebeu uma indicação para o American Music Awards como "Melhor Banda/Dueto/Grupo de Pop Rock". E também foi indicada no MTV Video Music Awards como "Melhor Videoclipe de Heavy Metal/Hard Rock" com "Thunderstruck".

Em 1990 vendeu mais de 80 milhões de discos. Em 1991 o álbum “The Razor's Edge” ganhou o Grammy de "Melhor Álbum de Hard Rock".

Em 2000 o álbum "Stiff Upper Lip" ficou em primeiro lugar nas paradas de sucesso das rádios americanas. E em março do mesmo ano uma Rua na cidade de Leganés, na Espanha, recebeu o nome de "Calle de AC/DC” em homenagem a banda.

Em 2003 AC/DC entrou no “Rock and Roll Hall of Fame”. O álbum "Back in Black" é relançado e conquistou o prêmio da Associação da Indústria Fonográfica nos Estados Unidos com mais de 20 milhões de cópias.

Em 2004 a revista Rolling Stone classifica a banda em 72º na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos". E na cidade de Melbourne, na Austrália, a Rua "Corporation Lane", foi renomeada para “AC DC Lane” em mais uma homenagem.

Em 2005, com 69 milhões de discos vendidos a AC/DC se torna a quinta banda que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, o décimo artista que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, vendendo mais que Madonna, Mariah Carey e Michael Jackson. O álbum “Back in Black” recebeu dupla platina com 22 milhões de cópias vendidas e o quinto álbum mais vendido da história dos Estados Unidos.

Em 2006 a revista "Kerrang! Magazine's Legend Award", do editor Paul Brannigan, considerou AC/DC como uma das bandas mais importantes da história do Rock.

Em 2010, na 52ª edição do Grammy, o mais prestigioso prêmio da indústria musical internacional, a banda recebeu a premiação de "Melhor Performance de Hard Rock" com a música "War Machine" do álbum "Black Ice".

Na lista da VH1 dos “100 Maiores Artistas de Hard Rock” a banda ficou em quarto lugar e foi considerada pela MTV a 7ª "Maior Banda de Heavy Metal de Todos os Tempos". Estima-se que já venderam mais de 200 milhões de discos em todo mundo, 71 milhões somente nos EUA.

Ela não é a banda mais aclamada pela crítica musical, não é a mais premiada nem a que mais vendeu discos. Apesar disso nunca houve nem haverá uma banda como a AC/DC simplesmente porque para mim AC/DC é a maior banda de rock de todos os tempos.

Aqui no Tattoo Magazine, a maior banda de rock de todos os tempos é a sua!

Você ainda duvida?

 


Tattoo Magazine
A cultura da tatuagem

 

                    

 
  Termos de uso
©Todos Direitos Reservados